Glitter Words

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia da Mentira – 1º de Abril

Menino Maluquinho (Melhoramentos) e Pinóquio (Walt Disney) 
Encontro em Paris, capital da mentira.


História
Você sabia que o costume de contar mentiras no dia 1.º de abril teve sua origem na França? Pois é, os franceses mentem há muito mais tempo que nós!
Antigamente, na França, o início do ano era comemorado em 1.º de abril. Mas, em 1564, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano-novo passou a ser festejado em 1.º de janeiro.
Imaginem só a confusão! Muitas pessoas não gostaram da mudança de data e continuaram a considerar o 1.º de abril como o primeiro dia do ano, mandando convites para festas, votos de felicidades...
Nos anos seguintes, como forma de brincadeira, começaram a surgir nessa data convites para festas que não existiam e falsas mensagens de "feliz ano-novo". O costume se espalhou pelo mundo todo e, com o tempo, foram surgindo novas brincadeiras, até mesmo falsas manchetes de jornal e de televisão. Mas não se assuste, as mentiras são sempre leves, não prejudicam ninguém e deixam o Dia 1.º de Abril mais divertido.




A maior mentira sobre as mentiras

* Mentir faz crescer o nariz. - Essa todo mundo conhece! Quando eu era pequeno, comi sozinho um pacote de biscoitos de chocolate e menti para minha mãe que o gato do vizinho é que tinha comido. Foi nesse dia que ouvi essa frase pela primeira vez. Achei aquilo tão verdadeiro que corri assustado até o espelho para ver o tamanho do meu nariz. Algum tempo depois, assisti ao filme do Pinóquio e descobri que a mentira que minha mãe tinha dito sobre o nariz crescer era pior do que a minha sobre os biscoitos. É claro que hoje todos sabem que dizer que o nariz vai crescer é apenas uma brincadeira, mas, na época, eu achei muito estranho alguém contar uma mentira para ensinar a outro que é feio mentir!


Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano. 
Fonte: Brasil Escola e Menino Maluquinho

Um comentário:

  1. Olá Marcia,
    Vim agradecer e retribuir sua visita. Parabéns pelo seu blog! É lindo e muito acolhedor. Desejo sucesso e prosperidade!
    Estou te seguindo querida, e aproveito para oferecer com carinho o meu award e o selo Medalha de Ouro, que estão a sua disposição na Sala de Presentes em Awards / Selos Oferecidos.
    Estou levando seu link-me comigo.
    Sua pergunta está respondida neste endereço:
    http://www.ladymellayouts.com.br/2011/01/banner-rolante-para-award-e-etc.html
    Qualquer dúvida volte a perguntar, ok?
    Fique com Deus querida, e que Ele te abençoe poderosamente!
    Bjs da sua nova amiga,
    Mel

    ResponderExcluir


Muito obrigada pelo comentário! Volte sempre!

Músicas

Assinatura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...